quarta-feira

e na próxima semana: zip

de 05 a 07 de setembro, no centro cultural ufmg.
o poesia hoje vai estar lá

quinta-feira

lançamento do livro e do dvd da mip (manifestação internacional de performance)
















o ceia (centro de experimentação e informação de arte) estará lançando no próximo dia 27 de agosto o livro e o dvd da mip (manifestação internacional de performance), que aconteceu entre os dias 18 e 22 de agosto de 2003. o livro+dvd serão lançados consecutivamente em quatro cidades, a começar por belo horizonte:

bh - 27 de agosto de 2005, sábado, às 14h pça duque de caxias, sta tereza. info: (31) 3412 8445 / 8728 8804

sp - 22 de setembro, quinta-feira, às 21h 15º video brasil - festival internacional de arte eletrônica sesc pompéia - r. clélia 93 pompéia. info: (11) 3645 0516 www.videobrasil.org.br

fortaleza - 7 de outubro, sexta-feira, às 18h programa troca de idéias - auditório do centro cultural banco do nordeste r. floriano peixoto 941 centro. info: (85) 3464 3108

florianópolis - 11 de novembro, sexta-feira, às 17H30 auditório do centro de artes da udesc av. madre benvenuta, 1907 itacorubi. info: (48) 333 4335

para maiores informações e para conhecer melhor o mip, consulte o vírgula-imagem

lançamento: FOMEFORTE

quarta-feira

pra comemorar os 61 anos de paulo leminski

encontrado no site dedicado ao cachorro louco: o kamiquase

terça-feira

o silêncio dos intelectuais


de 24 de agosto a 30 de setembro, às quartas, quintas e sextas-feiras, a partir das 19h, acontece no centro cultural ufmg (avenida santos dumont, nº 174 - centro), o ciclo de debates "o silêncio dos intelectuais".

o nome místico-enigmático, é na verdade, um tema atualíssimo: a ausência incisiva dos intelectuais nas questões reais do país. os organizadores diagnosticam o problema do "silêncio" dizendo que estamos numa era de incertezas. esse silêncio gera conseqüências difíceis de se contornar a um prazo maior e demostram falta de astúcia diante dos fatos. mas então, até que ponto vai a intelectualidade desses silenciosos? essas questões estarão sendo debatidas e ficarão disponíveis em mp3 no site do minC.

o evento acontece ao mesmo tempo em outras três capitais do país. para maiores notícias, clique qui .

domingo

indie 2005 - mostra mundial de cinema

do dia 24 de agosto a 01 de setembro acontece, no usina, o índie 2005. dei uma olhada na programação e vi que eles parecem ter ampliado o projeto. como vocês viram que ando tendo um interesse especial pelos assuntos africanos, já dou aqui o meu destaque para a mostra a áfrica se filma, que por si só já daria uma supermostra de cinema. além desta, tem também outras mostras interessantes: planeta índia, música underground e mais. na mostra retrospectiva, o decálogo de krzystof kieślowski, tão difícil de achar.

a mostra mundial de cinema acontece nos cines usina, savassi e humberto mauro. entrada franca. a gente se encontra por lá.
para a programação completa: www.zetafilmes.com.br/indie


quinta-feira

"Whorf dizia que a fala é o melhor espetáculo encenado pelo ser humano. (...) É que a fala – mediando, entremeando e trespassando todas as nossas atividades cotidianas, inclusive os delírios oníricos – aqui e ali se configura de modo distinto, notável, superando a visada meramente pragmática da comunicação técnica imediata. São pontos luminosos, cristalizações sígnicas diferenciadas em meio ao conjunto total das condutas verbais. E assim podemos nos aproximar do – e talvez flagrar o – momento em que a palavra poética brota da palavra prática, desenhando um torneio digno de nota pelo arranjo dos elementos que o constituem. Desse ponto de vista, se a fala é o melhor espetáculo encenado pelo ser humano, ela às vezes apresenta um espetáculo dentro do espetáculo: a poesia. Mas não se pode, por outro lado, reduzir o poético ao poema. o poético pode se encarnar num poema tanto quanto no futebol, em tiradas que ressoam nas ruas, no paleio mais inconseqüente. Ou seja: há um espetáculo dentro do espetáculo, mas que não coincide necessariamente com os limites do objeto “poema”. Ele pode repontar em qualquer comportamento lingüístico, embora seja a marca registrada das artes da palavra.

Em suma, esses jogos verbais – e poesia é isto, para desespero dos “conteudistas”: jogo verbal – permeiam a nossa vida."

Antônio Risério em Oriki Orixá.

terça-feira

article 17 de la constitution française de 1958

"le président de la république a le droit de faire grâce."

eu sei que aqui não está dizendo que o presidente da república tem o direito de fazer graça e sim de perdoar. então, por que será que eu não estou conseguindo traduzir de outro jeito?

sexta-feira

crise nacional: psdb quer roubar sozinho, sem concorrência com o pt

li hoje que o psdb quer a cabeça do lula. o psdb perdeu as eleições e continua fazendo inferno. faz isso porque tem a imprensa do lado dele. tenho em minhas mãos uma lista de políticos mineiros (infelizmente ela não cabe aqui) que receberam grana das empresas do marcos valério para as eleições. tem muita gente do pt na jogada, sim. mas nesta lista constam 22 de-puta-dos do psdb e apenas 4 do pt (que sequer fazem parte da cabeça do partido - parece que o careca está mais ligado aos de sp). dentre os psdbistas, além do eduardo azeredo, encontro pimenta da veiga, o atual vice-governador clésio andrade, amilcar martins e muitos outros. só de minas. pelas informações que vi na tv globo, o psdb parece ser o mais assíduo cliente do pessoal (o que pegou mais grana), mas também parece que eles são menos inadimplentes que o partido do governo.

quinta-feira

:: outros bárbaros :: para quem estiver em sampa ::

semana que vem tem a mostra "outros bárbaros", no Itaú Cultural, de 17 a 20 de agosto, sempre às 19:30h. saca só a turma: ricardo aleixo, ademir assunção, frederico barbosa, chacal, rodrigo garcia lopes... e outros! entrada franca. vale a pena. olha aí o endereço:
av. paulista, 149 - sala itaú cultural
veja a programação aqui.

a mídia de rapina e a ficção (entenda-se, realidade)

essa semana eu me enchi o saco de toda a baboseira nacional em torno ao escândalo marcos jefferson x josé dirceu (porque a lama se resume a isso, com um careca enfeitando no meio). mas me interessa acompanhar palmo a palmo a novela que a mídia vai conseguir fazer a esse respeito. em qual conto eles pretendem fazer a gente acreditar. e o que é pior: a gente vai acabar por acreditar, porque a cultura nacional associa o termo realidade ao que é dito na imprensa e na televisão. por isso, me interessa por demais essa ficção.

enquanto isso, fico de olho no que a "outra imprensa" diz a esse respeito. anteontem, o marcos valério entregou para o relator da cpi uma lista de 79 nomes de pessoas e empresas que receberam grana para a campanha do psdb em 1998. pensei logo: tá aí uma lista que não vai ficar à disposição do povo, pois a imprensa não vai dar nenhum destaque. mas se você quiser saber, clique aqui e saberá. mas se você quiser saber mais detalhes sórdidos, pode também clicar aqui que tem uma longa reportagem explicando tudinho.

mas a minha nota estarrecida não é sobre nenhum escândalo, nem sobre nenhum marcos jefferson, nem sobre o josé dirceu que tá ferrado, todo mundo sabe. nada disto. é que eu ainda não tinha me atentado para um detalhe: o relator da cpi é ninguém menos que o deputado ibrahim abi-ackel. para quem não se lembra, ele foi o ministro da justiça do general figueiredo. o ministro da justiça. na época houve um grande escândalo em torno ao desaparecimento de pedras preciosas e ele era o principal envolvido. o minstro da justiça. hoje deputado e relator da cpi. dá o que pensar.

terça-feira

ibrahim ferrer cantava com os olhos



silencio, que están durmiendo los nardos y las azucenas

morreu anteontem o cantor cubano ibrahim ferrer. o único cantor que já ouvi que sabia cantar com os olhos. a síncope da canção cubana delirava na boca do negão, canção de olho pra olho. olho no olho. olho por olho. foi cantar com o compañero compay no outro jardim. valeu.

mídia brasileira começa a querer a cabeça de lula/ lula oferece a cabeça para a mídia de rapina

até certo momento, a imprensa de rapina parecia querer poupar o presidente lula no meio das denúncias e armadilhas. agora, o quadro está mudando. lula está na mira dos jornalistas. a revista veja é o grande panfletão na jogada anti-pt, mas não só. quem, como eu, é leitor de entrelinhas (além das linhas de fato), poderá enxergar puro discurso na foto que saiu hoje no jornal Estabulo de Minas onde aparece o presidente no meio de um imenso bololô de aeroporto. o segurança que aparece de costas ao lado do de lula é um careca que dá a impressão de ser o marcos valério.
ilusões de ótica à parte, já começa a me irritar a falta de atitude do barbudão, que tem feito uma peregrinação bonita pelo brasil afora, mas está se esquecendo que política é articulação (que é, aliás, o nome da tendência dele dentro do pt) e que enquanto ele não faz nada, nem toma postura, nem coordena as movimentações e, o que era mais urgente, não dá satisfações à população, as coisas vão ficando cada dia mais sujas. a articulação está na mão de apenas um: o que assumiu ser fedaputa mesmo, o roberto jefferson (está conseguindo a cabeça de todo mundo que ele quer). e em breve, a mídia de rapina acabará por ter razão no meio da confusão.

domingo

ptm (política tradicional mineira) ou para que serve manter a imagem da tradição?

o jornal estábulo de minas, o grande curral dos mineiros, publicou hoje, domingo, no seu editorial (estampado na primeira página) uma imensa nota repudiando a constante presença de minas gerais entre as listas do marcos valério e no escândalo nacional. eles querem fazer a gente acreditar que a velha tradição política mineira é a grande maravilha do brasil. fazem uma lista que inclui o bias fortes, o antônio carlos e mais uma corja de fedaputas que sacanearam o brasil durante muitos anos achando que isso é alguma vantagem.

esqueceram de falar que foi por causa da imprudência do magalhães pinto (governador de minas gerais) que a ditadura militar começou. aliás, falaram em um político supertradicional: o aureliano chaves (era o vice do general figueiredo). então, eu fico aqui pensando cá com os meus botões como que o famoso ptm é, na verdade, um jeito de camuflar toda a corrupção de que esses caras são capazes. samba é sempre a mesma história, já dizia o macalé. aí vai uma pequena lista dos mineiros que estão sendo investigados pela cpi dos correios e que a mídia não diz nada a respeito. (quem quiser, me escreva para maiores detalhes). paulo menicucci (psdb), pimenta da veiga (psdb), cristiano paiva neves (psdb), josé luiz alves (psdb), cantídio cotta de figueiredo (ptb), nestor francisco de oliveira (pfl), ademir lucas (ex-prefeito de contagem, psdb) a lista é longa. com tudo isso, dá pra notar que a mídia brasileira se tornou um grande panfleto anti-pt. por que ninguém fala nesses caras, só em pt? eu, que sou desconfiado, fico achando que tem ainda algum coelho escondido nessa cartola. e é contra a mídia.

sexta-feira

câmara setorial do livro

e afinal, como eu disse no outro dia, na videoconferência da semana passada ficaram escolhidos os representantes da região sudeste. escolha dos representantes das cinco macrorregiões do país será anunciada em agosto pelo ministro gilberto gil. esta foi a forma encontradapara evitar que fossem indicados representantes de um único segmento nas regiões, o que poderia gerar um desequilíbrio na composição de câmara, que terá 44 membros do estado, setor privado e terceiro setor.
os representantes da região sudeste são: Maria Antonieta Cunha, de BH, Sílvio Dante Folli do ES e Vânia Rezende, do RJ. SP abriu mão do seu representante em favor de BH. a escolha não foi muito favorável para o povo do literatura urgente, do qual faço parte, mas também, os caras não colaboraram muito.